Após cobrança de Amilton, Enel se pronuncia sobre quedas de energia

Defensor do consumidor goiano, o deputado estadual Amilton Filho se posicionou na última segunda-feira (04) sobre as constantes quedas de energia em Anápolis nos últimos dias, se comprometendo a entrar em contato com a Enel para buscar esclarecimentos e uma melhor prestação de serviço não somente no município de Anápolis, mas também em todo Estado.

 

“Não dá mais para aceitar falhas que são recorrentes. Sempre que sou solicitado pelo povo, entro em contato com a Enel imediatamente. Chega de quedas de energia, a população não consegue mais sofrer com esse problema”, frisou Amilton.

 

Após contato com a empresa, o deputado recebeu uma nota oficial tratando sobre a questão, além das expectativas da empresa para 2021. “A empresa seguirá investindo fortemente em manutenções preventivas e corretivas para oferecer um serviço cada vez melhor a população anapolina”, diz trecho enviado.


A seguir, nota oficial completa  da Enel sobre o serviço prestado em Anápolis:


A Enel Distribuição Goiás reforça o compromisso com a constante melhoria da qualidade do fornecimento de energia em Anápolis. Somente em 2020, a companhia realizou mais de 10,3 mil podas de árvores que estavam em contato com a rede elétrica, corrigiu cerca de 5 mil anomalias, como postes, cruzetas, isoladores e para-raios danificados, cabos deteriorados e objetos presos aos fios, além de inspecionar 2 mil pontos da rede elétrica com equipamentos termográficos, que permitem identificar pontos quentes no sistema elétrico e programar a correção antes que ocorra uma falha.


A distribuidora também investiu fortemente na instalação de equipamentos telecontrolados, sendo instalados 89 somente em 2020, totalizando 177 aparelhos em operação no município. Esses equipamentos são controlados remotamente pelo Centro de Operações da empresa, localizado em Goiânia. Com isso, todo o funcionamento do sistema elétrico é monitorado em tempo real, 24 horas por dia. Em caso de uma falha, o telecontrole auxilia na diminuição do número de clientes impactados e também na localização do defeito.


Adicionalmente, a companhia entregou em 2019 uma nova subestação, a Subestação Santana, resultado de um investimento de R$ 25 milhões. Equipada com ferramentas de controle e operação de última geração, a subestação acrescentou 33 MVA de potência instalada ao sistema elétrico, beneficiando diretamente 170 mil clientes, quase metade da população.


Também em 2019, foi realizada a primeira ampliação da subestação que atende o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), com a instalação de novo banco de capacitores e novos vãos e alimentadores. Esta subestação continuará recebendo melhorias: para 2021, a instalação de mais um transformador de 33,3 MVA e de outro banco de capacitores e a construção de alimentadores. No total, apenas na subestação DAIA, serão investidos cerca de R$ 30 milhões.


Já em 2020, a Enel iniciou a reconstrução da subestação Anápolis Universitário, que terá sua potência dobrada (de 60MVA para 126MVA). Uma nova subestação compacta e automatizada será entregue até agosto deste ano, resultado de um investimento de cerca de R$ 33 milhões.


Ainda este ano, estão previstas melhorias na subestação Jundiaí, como a troca de um transformador de 33,3 MVA, a construção de alimentadores e instalação de banco de capacitores; um investimento que supera R$ 20 milhões.


A Enel esclarece, ainda, que nos últimos dias registrou ocorrências de falta de energia em alguns pontos do município, causadas principalmente por fortes chuvas que atingiram a região. A distribuidora ressalta que em todas as ocorrências, equipes trabalharam incansavelmente para recuperar a rede e normalizar o fornecimento de energia aos clientes impactados o mais rápido possível.


Para 2021, a empresa seguirá investindo fortemente em manutenções preventivas e corretivas para oferecer um serviço cada vez melhor a toda a população anapolina.

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